março 11, 2010

Legião - o filme

Sinopse

No suspense de ação sobrenatural, uma lanchonete afastada torna-se um improvável campo de batalha que assegurará a sobrevivência da raça humana. Quando Deus perde a fé na humanidade, ele envia seu exército de anjos para iniciar o Apocalipse. A única esperança da humanidade reside em um grupo de pessoas que não se conhecem e que estão na lanchonete deserta e no Arcanjo Miguel (Paul Bettany).
***
“Vinde, ó filhos, escutai-me. Eu vos ensinarei o temor de Deus”. É com esse versículo do livro de Salmos 34:11, que o diretor e um dos roteiristas do filme, Scott Stewart, começa sua história de ficção, baseada em verdades invertidas. Pena que ele não escutou e muito menos aprendeu a ter temor de Deus. Caro Stewart “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Provérbios 9:10

Confesso que gargalhei quando li essa parte da sinopse: “Quando Deus perde a fé na humanidade,...” Desde quando o Criador precisa ter fé na criatura ??? Até pensei que se tratasse de mais uma comédia frívola, como A Vida de Brian dos Monty Python. Mas todo o estudioso (a) do livro de apocalipse e ou de profecias bíblicas, perceberão ao assistir que o filme está invertido. Não precisava nem ter tido o “zelo” de avisar, Stewart.

Praticamente, toda narrativa se passa num local chamado Paradise Fall ( Paraíso Caído), lá onde o Judas perdeu as botas, além da alma. Dentro do contexto bíblico, o roteirista, de certa forma, afirma o que , nós cristãos, já sabemos, ou seja, que estamos próximos da Grande Tribulação, e seu início se dará com a expulsão definitiva de satanás com sua legião de demônios, “Legião é o meu nome, porque somos muitos.” Marcos 5:9

O futuro líder mundial, também conhecido como o anticristo, será adorado por muitos, a tal ponto de ser reconhecido como salvador. E por meio de sinais de mentiras, conseguirá obter no período inicial de três anos e meio, a falsa paz. Como os verdadeiros cristãos sabem que a verdadeira Paz está em Cristo, então, também não cairão nessa última fábula. Mas, como toda ação provoca uma reação, nós, nós mesmos, os cristãos, seremos taxados como loucos "endemoniados" e sofreremos a última perseguição [1]. Não, não faremos nada que o falso mestre mandar !!!

A cena que retrata a chegada do anticristo tem como base esses versículos da bíbia : “Eu via satanás, como raio [2], cair do céu.” Lucas 10:18 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele,....o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. Apocalipse 12:9;12
Literalmente, durante as dores de parto (no filme), há a queda de um raio. Existe também a menção que o sinal da besta seria via sistema rfid ( nanotecnologia ) , quando o Arcanjo Miguel (leia-se satanás), após a chegada de Gabriel ( leia-se outro anjo caído) , repassa uma chave ao Jeep (leia-se o que ama Charlie, mas não é o pai da criança) , que coincidentemente , cuja fonética, lembra Chip. Então, Jeep começa receber sinais (instruções) que aparecem em forma de tatuagem [3] em seu braço direito. Aliás o Miguelito, é todo sarado, e repleto de tatuagens. E o Gabi, é uma versão moderna de gladiadores com asas negras. Umas "glacinhas" !!!

Há ainda uma referência ao nome do anticristo, quando a vózinha (leia-se cristã louca), indaga a garçonete Charlie ( leia-se mãe do “bebê salvador” ) que seu nome é incomum para uma garota. Sabemos que dentro das especulações em relação à identidade do anticristo, o Príncipe William, é um dos candidatos ao cargo de executivo mundial. Logo, temos a alusão ao Príncipe Charles, pai do suposto anticristo. Além de a alienada cristã afirmar, com base nas escrituras, que o bebê vai queimar “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Apocalipse 20:10 O nome do anticristo, cá com meus botões, é irrelevante. O importante é ter o conhecimento que: aquele que assinar o acordo de paz com Israel, esse será o iníquo.

Tecnicamente, Legião vem com alguns efeitos especiais, muitas sombras (seria o mundo em trevas?), e um roteiro lento, se comparado com Constantine (2005).

Cristãos, se observarmos o filme dentro da perspectiva de Deus, o mesmo retrata a Verdade do que estar por vir. Agora, é certo que a intenção do roteirista-diretor é de confundir e enganar, aqueles que não têm comunhão com a Palavra.

Hey...Stewart Little , não se esqueça de ler o final do apocalipse “ Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Apocalipse 22:18;19


[1] Desde a primeira vinda de Cristo, a perseguição já ocorre, mas no período da Grande Tribulação será em todo o globo. De forma extremamente terrivel, como nunca houve em toda historia humana.

[2] Para os ocultistas, o raio, representa o reconhecimento do poderio de satanás. Por isso, não é em vão que em muitas bandas musicais, assim como filmes que envolvem ocultismo, se utilizam desse símbolo. É uma reverência ao deus deles.


LEGIÃO (2010) - Gênero: Ação-Terror Duração: 100min Origem: EUA Estúdio: Columbia Pictures Direção: Scott Stewart Roteiro: Peter Schink, Scott Stewart Produção: David Lancaster, Michel Litvak

[3] Tatuagem vira Chip